Ao criar um website, em algum determinado momento, será preciso contratar um plano de hospedagem de sites. A escolha deve ser bem feita, pois muitas empresas cobram os serviços com taxas anuais, e no caso de cancelamento, algumas não querem fazer a restituição do valor pago.
Um plano de hospedagem de site é basicamente uma parte de um servidor (computador) que você aluga em um servidor para armazenar os arquivos do site.
Junto com o espaço estão os recursos como memória, processador, painel administrativo, espaço em disco, largura de banda e outros, que agrupados fazem um plano de hospedagem.
Quando você contrata um plano de hospedagem de sites em um provedor, ele gerencia todas as preocupações de back-end, incluindo a manutenção e o reparo dos servidores. Então, os provedores são organizados para facilitar sua vida, poupando-lhe problemas.
Um serviço de hospedagem de sites pode ser grátis ou pago. E também você pode hospedar seu site no Brasil ou nos Estados Unidos. Antes de contratar um serviço e hospedar o seu site, é interessante conhecer as vantagens e desvantagens de cada um.
Hospedagem de sites grátis
Esse serviço é ideal para quem está estreando no ramo e precisa de um pequeno website pessoal ou blog. Neste tipo de webhost o espaço e as funções são limitadas. O provedor que se destaca nesse ramo é o 000webhost.
No momento que o seu site crescer será necessário uma mudança para um serviço pago. Se você esta criando um site, pensando em ganhar dinheiro, e pretende veicular propagandas por meio de banners, esse é o tipo mais desaconselhável que existe. Na maioria dos casos, nesse tipo de hospedagem não é permitido.
Hospedagem de sites paga
Como o nome já diz, você paga para hospedar seu site em uma empresa,, isso acontece quando você compra um plano de hospedagem de sites, que pode ter período de um mês até três anos, depende muito de empresa para empresa. Existem muitas vantagens em uma hospedagem paga. Maior espaço e melhor suporte técnico são de suma importância. Você pode escolher entre hospedagem compartilhada, servidor dedicado, hospedagem VPS ou até mesmo um serviço de “cloud computing” ( computação nas nuvens). O ideal é começar pelas menores e mais baratas e for aumentando conforme o crescimento de seu site na web.
Hospedagem de sites no Brasil
A grande vantagem de hospedar seu site no Brasil é o suporte técnico em nosso idioma. Para uma pessoa que esta iniciando neste ramo e não sabe, pelo menos escrever, inglês seria uma aventura ( nada o impede disto). Como tudo no Brasil é mais caro do que em outros países, serviços de hospedagem de sites não seria a exceção. Aqui um serviço de qualidade custa pelo menos o dobro dos preços praticados nos Estados Unidos.
Hospedagem de sites nos Estados Unidos
Esse é o maior mercado do mundo. São muitas empresas concorrendo com milhões de clientes do mundo inteiro. Isso faz com que os preços fiquem mais acessíveis. Nesse país encontramos também as mais novas técnologias. Um fator que deve ser levado em conta, para quem não tem como se comunicar em inglês, é que na grande maioria das empresas, todos os contatos são feitos em inglês.
O que considerar ao mudar seu serviço de hospedagem de site.
Você está pensando em hospedar seu site em outro lugar? Então precisa contratar um novo plano. Embora possa haver uma série de razões para fazê-lo, há algumas coisas que devem ser consideradas antes de mudar para um novo host.
Faça Backup de seu site antes de mudar. Seria um desastre mover seu site para outro host sem ter um bom backup . Você pode perder todos os seus dados e arquivos, caso haja um acidente. Isto será sua salvação se você tiver qualquer problemas de compatibilidade.
Faça uma pequena pesquisa sobre o seu novo host. Você não pode seguramente assumir que o seu novo host vai ter todas as características que o seu host antigo. Isso pode fazer o seu site ser incompatível com o seu novo hospedeiro. Um pouco de pesquisa vai ajudá-lo a este respeito e evitar uma série de dificuldades no último momento. Algumas das principais características e funcionalidades que devem ser verificados são:
1) Conhecer a maneira mais rápida pelo qual você pode enviar seu site para o servidor. Ter um cliente FTP é fundamental.
2) Ter as informações do DNS do seu novo host e suas informações de conta de domínio para rapidamente modificar essas configurações, conforme e quando necessário.
3) Mantenha a URL temporária para testar o seu site antes de alterar as entradas de DNS.
Mantenha as pessoas informadas. É sempre uma boa prática para manter todos os interessados em saber que os serviço de hospedagem esta sendo alterado e também saberão o tempo e a hora em que o site vai estar off-line.
Preparar e plano de ação. Planejamento é fundamental para o sucesso da mudança de hospedagem de site. Identificar e planejar a mudança durante um período de poucos acessos. Isso vai garantir menos barulho e movimento fácil. Prepare uma lista de todas as atividades, os arquivos a serem movidos, e que configurações serão alteradas, etc. e segui-lo até o encerramento.
Teste o novo site. Uma vez que os arquivos são carregados e as configurações modificadas, realizar um pequeno teste usando a URL temporária para assegurar que tudo está bem. Se esta etapa for bem-sucedida, você pode ir em frente com a mudança das informações do DNS.
Em caso de quaisquer problemas críticos que possam afetar o seu negócio, você pode sempre conectar o servidor velho até que todos os problemas sejam resolvidos. Se não houver problemas após alguns dias, você pode eliminar seu serviço de hospedagem antigo e terminar o seu contrato de serviço de hospedagem com o provedor. Uma troca de hospedagem bem planejada e executada, irá sempre garantir um mudança tranquila de um provedor para outro.
Ser bem planejado e organizado vai te poupar um monte de estresse. Durante o planejamento você deve considerar todos os riscos possíveis e ter um plano de emergência no lugar. Claro que certos problemas não previstos ou não planejados tendem a aparecer, mas ter um plano de contingência vai garantir uma migração tranqüila entre seu serviço de hospedagem antigo e novo
Agora que você já sabe o que é preciso para contratar um plano de hospedagem de sites, não tem como errar na escolha. Se conhece algum fato não citado aqui, deixe um comentário.
Leia também: