O que é a largura de banda e quanto preciso?

O termo largura de banda tem vários significados técnicos, mas desde a popularização da Internet, geralmente se refere ao volume de informações por unidade de tempo que um meio de transmissão (como uma conexão com a Internet) pode manipular.

Uma conexão de internet com uma largura de banda maior pode mover uma quantidade definida de dados (digamos, um arquivo de vídeo) muito mais rápido do que uma conexão de internet com uma largura de banda menor.

A largura de banda é normalmente expressa em bits por segundo, como 60 Mbps ou 60 Mb / s, para explicar uma taxa de transferência de dados de 60 milhões de bits (megabits) por segundo.

Não confunda Largura de banda com Trafego. Em hospedagem de sites trafego se refere à quantidade de dados que e transmitida entre seu site e o resto da internet por uma determinada largura de banda

Quanta largura de banda você tem?  E de quanto você precisa?

Veja como testar sua velocidade na Internet para determinar com precisão a largura de banda disponível para você. Os sites de teste de velocidade da Internet são frequentemente, mas nem sempre, a melhor maneira de fazer isso.

Quanta largura de banda você precisa depende do que você planeja fazer com sua conexão com a Internet. Na maior parte, mais é melhor, limitado, obviamente, pelo seu orçamento.

Em geral, se você planeja não fazer nada além do Facebook e assistir a vídeos ocasionais, um plano de alta velocidade de baixo custo provavelmente está ótimo.

Se você tiver algumas TVs que transmitirão o Netflix, e mais do que alguns computadores e dispositivos que possam estar fazendo quem sabe o quê, eu ficaria com o máximo que puder. Você não vai se arrepender.

Os dados são para a largura de banda disponível, como a água é para o tamanho do tubo.

Em outras palavras, à medida que a largura de banda aumenta, aumenta à quantidade de dados que podem fluir em um determinado período de tempo, assim como o diâmetro do tubo aumenta, a quantidade maior de água que pode fluir durante um período de tempo. .

Digamos que você esteja transmitindo um filme, outra pessoa esteja jogando um videogame multiplayer on-line e alguns outros na mesma rede estejam baixando arquivos ou usando seus telefones para assistir a vídeos on-line. É provável que todos sintam que as coisas estão um pouco lentas se não forem constantemente iniciadas e interrompidas. Isso tem a ver com a largura de banda.

Para voltar à analogia do encanamento, supondo que o cano de água para uma casa (a largura de banda) permaneça no mesmo tamanho, quando as torneiras e chuveiros da casa são ligados (downloads de dados aos dispositivos usados), a pressão da água em cada ponto (a percebida “velocidade” em cada dispositivo) irá reduzir – novamente, porque há apenas muita água (largura de banda) disponível para a casa (sua rede).

Dito de outra forma: a largura de banda é uma quantia fixa com base no que você paga. Embora uma pessoa possa transmitir um vídeo de alta definição sem qualquer defasagem, no momento em que você começar a adicionar outras solicitações de download à rede, cada uma receberá apenas sua parte da capacidade total.

Por exemplo, se um teste de velocidade identifica minha velocidade de download como 7,85 Mbps, isso significa que, sem interrupções ou outros aplicativos que consomem muita largura de banda, eu poderia baixar um arquivo de 7,85 megabits (ou 0,98 megabytes) em um segundo. Um pouco de matemática lhe diria que, com essa largura de banda permitida, eu poderia baixar cerca de 60 MB de informações em um minuto, ou 3.528 MB em uma hora, o que equivale a um arquivo de 3,5 GB. Bem próximo de um comprimento total de um filme com qualidade de DVD.

Então, enquanto eu poderia teoricamente baixar um arquivo de vídeo de 3,5 GB em uma hora, se alguém da minha rede tentar baixar um arquivo semelhante ao mesmo tempo, levaria duas horas para concluir o download porque, novamente, a rede só permite x quantidade de dados a serem baixados a qualquer momento, por isso agora deve permitir que o outro download usasse também parte dessa largura de banda.

Tecnicamente, a rede veria agora 3,5 GB + 3,5 GB, para sete GB de dados totais que precisam ser baixados. A capacidade de largura de banda não muda porque esse é um nível pelo qual você paga seu ISP, então o mesmo conceito se aplica – uma rede de 7,85 Mbps vai agora demorar duas horas para baixar o arquivo de 7 GB, assim como levaria apenas uma hora para baixar metade desse valor.

A diferença em Mbps e MBps

É importante entender que a largura de banda pode ser expressa em qualquer unidade (bytes, kilobytes, megabytes, gigabits etc.). Seu ISP pode usar um termo, um serviço de teste, outro, e um serviço de streaming de vídeo ainda outro. Você precisará entender como esses termos estão relacionados e como convertê-los se quiser evitar o pagamento de um serviço de Internet que não precisa ou, talvez pior, pedir muito pouco para o que você deseja fazer com ele.

Por exemplo, 15 MBs não são o mesmo que 15 Mbs (observe o b minúsculo). O primeiro lê como 15 megaBYTES enquanto o segundo é 15 megaBITS. Esses dois valores são diferentes por um fator de 8, pois há 8 bits em um byte.

Se essas duas leituras de largura de banda fossem escritas em megabytes (MB), elas seriam 15 MB e 1.875 MB (desde 15/8 é 1.875). No entanto, quando escrito em megabits (Mb), o primeiro seria 120 Mbs (15×8 é 120) e o segundo 15 Mbps.

Dica: esse mesmo conceito se aplica a qualquer unidade de dados que você possa encontrar. Você pode usar uma calculadora de conversão online como esta, se preferir não fazer as contas manualmente. Veja Mb vs MB e Terabytes, Gigabytes e Petabytes: Qual o tamanho deles? Para maiores informações.

Talvez queira saber também sobre:

Mais informações sobre largura de banda

Alguns softwares permitem limitar a quantidade de largura de banda que o programa pode usar, o que é realmente útil se você ainda deseja que o programa funcione, mas não necessariamente precisa estar rodando a uma determinada velocidade. Essa limitação intencional de largura de banda é geralmente chamada de controle de largura de banda.

Alguns gerenciadores de download, como o Free Download Manager, por exemplo, suportam controle de largura de banda, assim como inúmeros serviços de backup online, alguns serviços de armazenamento em nuvem, a maioria dos programas de torrent e alguns roteadores. Estes são todos os serviços e programas que tendem a lidar com grandes quantidades de largura de banda, por isso faz sentido ter opções que limitem seu acesso.

Por exemplo, digamos que você queira baixar um arquivo realmente grande de 10 GB. Em vez de fazer o download por horas, sugando toda a largura de banda disponível, você pode usar um gerenciador de downloads e instruir o programa a limitar o download a usar apenas 10% da largura de banda disponível. Isso, é claro, aumentaria drasticamente o tempo para o tempo total de download, mas também liberaria muito mais largura de banda para outras atividades sensíveis ao tempo, como streams de vídeo ao vivo.

Algo semelhante ao controle de largura de banda é o afogamento de largura de banda. Esse também é um controle deliberado de largura de banda que às vezes é definido pelos provedores de serviços da Internet para limitar determinados tipos de tráfego (como streaming ou compartilhamento de arquivos da Netflix) ou para limitar todo o tráfego durante determinados períodos durante o dia para reduzir o congestionamento.

O desempenho da rede é determinado por mais do que a quantidade de largura de banda disponível. Também existem fatores como latência, jitter e perda de pacotes que podem estar contribuindo para um desempenho menos que o desejável em qualquer rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima