O que é hospedagem em nuvem? Como funciona? O termo “nuvem”, quando se fala de tecnologia ou computação, não é novo. Em termos simples, “nuvem” é uma metáfora para a Internet.
Na verdade, os símbolos de nuvem são usados repetidamente para representar a Internet em diagramas. Se você considera a Internet como um “espaço virtual” que conecta usuários de todo o mundo, é como uma nuvem, compartilhando informações por meio de redes.
Portanto, se voltarmos à questão do que é computação em nuvem, ela se refere ao compartilhamento de recursos, software e informações por meio de uma rede, neste caso, a Internet.
As informações e os dados são armazenados em servidores físicos ou virtuais, que são mantidos e controlados por um provedor de computação em nuvem, como a Amazon e seu produto AWS. Como usuário de computação em nuvem pessoal ou empresarial, você acessa suas informações armazenadas na “nuvem” por meio de uma conexão com a Internet.
Quais são os diferentes tipos de computação em nuvem?
A computação em nuvem pode significar muitas coisas diferentes atualmente, mas há três categorias principais de serviços de computação em nuvem.
Você pode ter ouvido falar sobre isso ou já usá-los:
- software como serviço (SaaS), por exemplo – Microsoft 365;
- plataforma como um serviço (PaaS), exemplo – salesforce.com;
- infraestrutura como um serviço (IaaS), exemplo – Rackspace.
Quais são os exemplos populares de serviços de computação em nuvem no trabalho hoje?
Houve uma evolução significativa na forma como salvamos, armazenamos e acessamos dados. Você não precisa mais salvar documentos em um dispositivo específico.
Você pode acessar arquivos pessoais e dados de qualquer lugar com uma conexão de serviço de Internet sólida, a qualquer momento. Isso é tudo por causa da tecnologia de computação em nuvem.
Uma variedade de provedores de armazenamento em nuvem está disponível, muitos dos quais oferecem espaço de armazenamento gratuito. Fora com arquivos salvando em disquetes, CDs e até mesmo unidades flash USB, em provedores de armazenamento em nuvem, como Dropbox, Box.com e Backblaze. (Sites como o Cloudwards permitem que você compare vários fornecedores de armazenamento em nuvem em um só lugar).
Como funciona o Arquivamento em Nuvem?
Por meio de uma conexão de serviço de Internet, o armazenamento em nuvem funciona permitindo que os usuários acessem e façam download de dados em qualquer dispositivo escolhido, como um laptop, tablet ou smartphone. Os usuários de armazenamento em nuvem também podem editar documentos simultaneamente com outros usuários, facilitando o trabalho fora do escritório.
Dependendo das necessidades específicas, os preços variam de acordo com o armazenamento em nuvem. Como usuário individual, normalmente é possível obter quantidades iniciais de armazenamento em nuvem gratuitamente, como 5 GB com o iCloud, que lidou recentemente com alguns problemas de segurança na nuvem altamente divulgados.
Você tem que pagar uma taxa pelo armazenamento adicional. Modelos de preços comuns incluem taxas mensais ou anuais, dependendo dos serviços que você está usando.
Como a Computação em Nuvem facilita o trabalho?
Outros serviços de computação em nuvem predominantes incluem hospedagem em nuvem e servidores, oferecidos por empresas como a Rackspace.
Como funciona a computação em nuvem?
Para entender o funcionamento de um sistema de computação em nuvem, é mais fácil dividi-lo em duas seções: o front end e o back-end. Eles estão conectados uns aos outros através de uma rede, geralmente a Internet.
O front end é o lado do usuário ou cliente do computador. O back end é a seção “nuvem” do sistema.
O front end consiste no computador ou na rede de computadores do cliente. Também o aplicativo essencial para acessar o sistema de computação em nuvem. Não é necessário que todos os sistemas de computação em nuvem tenham a mesma interface de usuário.
No back-end do sistema de tecnologia em nuvem, existem vários computadores, servidores e sistemas de armazenamento de dados que compõem a nuvem. Um sistema de computação em nuvem poderia potencialmente incluir qualquer programa de computador, desde o processamento de dados até os videogames. Geralmente, cada aplicativo terá seu próprio servidor dedicado.
Quais são alguns dos riscos da tecnologia de computação em nuvem?
Grandes empresas geralmente exigem centenas de dispositivos de armazenamento digital. Os sistemas de computação em nuvem precisam de pelo menos o dobro do número de dispositivos de armazenamento para manter as informações do cliente armazenadas. Isso acontece porque esses dispositivos ocasionalmente quebram.
Um sistema de computação em nuvem faz cópias das informações dos clientes para armazená-las em outros dispositivos. Esse método de fazer cópias de dados como backup é chamado de redundância.
Como a tecnologia de computação em nuvem é gerenciada?
Um servidor central gerencia o sistema de computação em nuvem. Seu objetivo é gerenciar o tráfego e as demandas dos clientes para garantir que tudo corra bem. Ele segue um conjunto de regras chamadas protocolos e usa um tipo especial de software conhecido como middleware. O middleware permite que computadores em rede se comuniquem entre si.
Como o Armazenamento em Nuvem é gerenciado e como os provedores de serviços em nuvem armazenam tantos dados?
Se o provedor de serviços de computação em nuvem ou a empresa de tecnologia em nuvem tiver vários clientes, é provável que haja uma alta demanda por espaço de armazenamento. É possível “enganar” um servidor físico ao pensar que, na verdade, são vários servidores, cada um executando seu próprio sistema operacional independente.
Essa técnica é conhecida como virtualização de servidor, o que reduz a necessidade de máquinas físicas. Este método maximiza a saída de servidores individuais.
Hospedagem de sites em nuvem
Uma plataforma de hospedagem em nuvem genuína serve distintos serviços de hospedagem, como armazenamento, transferência de arquivos, bancos de dados, DNS, Painel de controle, backup, e assim por diante, em conjuntos independentes de servidores. Cada grupo de serviço particular produz um cluster.
Todos os servidores que hospedam um cluster são dedicados para servir exclusivamente o serviço dado e nada além dele. Eles vão realizar tudo como um servidor web, compartilhando a carga do serviço em proporções praticamente iguais.
Se houver um autêntico serviço de hospedagem em nuvem deve haver: um cluster de armazenamento em disco, um cluster de e-mail, um cluster para transferência de arquivos, clusters de banco de dados (MySQL, PostgreSQL /), um cluster de DNS, um cluster para o conjunto de estatísticas, um cluster para hospedagem de site, um cluster de backup, etc.
O agrupamento de todos estes serviços que estão separados ira criar a chamada plataforma site de hospedagem em nuvem.Agora que já sabe o que é computação em nuvem, veja as empresas que oferecem esse tipo de hospedagem de sites.