Escrevemos esse artigo para você que quer saber o que é hospedagem compartilhada.
Para que seu site seja acessado pela Internet, ele deve residir em um computador, também conhecido como servidor.
Embora seja possível hospedar um site em seu próprio computador pessoal, a maioria dos sites é hospedada em um computador ou servidor, operado por uma empresa ou organização sem fins lucrativos.
Existem várias opções para ter seu site hospedado em um servidor. Se uma máquina é usada apenas para hospedar seu site é conhecida como hospedagem dedicada, mas é uma opção cara e adequada apenas para sites de tráfego intenso. Na maioria dos casos, uma opção de hospedagem compartilhada é muito mais adequada, além de ser o tipo mais acessível de hospedagem disponível.
O tipo mais básico e comumente usado de hospedagem de sites é o serviço de hospedagem compartilhada.
Essa é uma maneira de hospedar seu site sem ter que saber muito sobre programação e sobre como administrar um servidor.
A hospedagem compartilhada, assim como o nome indica, envolve um servidor que hospeda simultaneamente vários sites diferentes. Em alguns casos, um único servidor pode hospedar centenas, senão milhares, de sites diferentes.
Os benefícios do uso da hospedagem compartilhada são o baixo custo e a facilidade de uso. Se você está apenas começando com seu primeiro site, provavelmente é melhor escolher um plano de hospedagem compartilhada.
Os planos de hospedagem compartilhada também foram projetados para serem fáceis de usar, pois são os planos de hospedagem mais populares para a maioria dos sites na Internet.
A desvantagem de usar um plano de hospedagem compartilhada é que uma máquina é encarregada de fornecer todos os dados dos diferentes sites que ela hospeda. Em alguns casos, isso pode resultar em velocidades mais baixas ou congestionamento durante períodos de tráfego intenso.
Se o seu site começar a ficar mais popular, considere a possibilidade de atualizar para um plano VPS ou de Servidor Dedicado, mas lembre-se de que os custos são mais altos do que para um plano de hospedagem compartilhado.
Vantagens de hospedagem compartilhada
- Há uma enorme vantagem de custo, porque as taxas de manutenção do servidor são compartilhadas por milhares de sites.
- A competição levou a melhorias na tecnologia. A maioria das hospedagem compartilhadas vem com um painel de administração fácil de usar, como cPanel, Fantastico, etc.
- As empresas mais populares empregam profissionais altamente qualificados. Isso permite que você se concentre pacificamente em seus negócios e não se preocupe com manutenção e tempo de atividade.
- A maioria das empresas oferece vários serviços. Assim, à medida que seu site cresce, você pode atualizar sem qualquer aborrecimento.
Desvantagens da hospedagem compartilhada
- Comparado a servidores dedicados, você notará um tempo de resposta do servidor relativamente mais lento em servidores de hospedagem compartilhada.
- Quando as empresas ficam gananciosas, o excesso de vendas pode ser um grande problema. Isso pode causar inatividade e atraso regulares no site. É aqui que entra em jogo a reputação da empresa de hospedagem na web.
Compreendendo os recursos necessários em uma hospedagem compartilhada
Os novos clientes de hospedagem naturalmente procuram pelos provedores e planos que oferecem mais recursos pelo menor número de Reais.
Em vez de apenas procurar o parceiro mais atraente, no entanto, você pode encontrar com maior assertivo um serviço compatível com suas necessidades específicas.
As empresas podem priorizar a funcionalidade de e-mail em vez do armazenamento, por exemplo, enquanto um desenvolvedor pode preferir altas taxas de largura de banda e segurança rigorosa.
Os recursos técnicos da hospedagem podem ser confusos para iniciantes, e os provedores às vezes usam linguagem confusa para comercializar seus serviços. Você não precisa se preocupar com planos míticos que oferecem armazenamento ilimitado, largura de banda e contas de e-mail, mas deve entender os vários componentes e limitações de hospedagem que os fornecedores podem impor.
Registros de nomes de domínio
Apesar de comumente agrupados, o registro de domínio e a hospedagem são dois serviços diferentes.
Seu nome de domínio serve como o endereço do seu site e pode ser registrado e hospedado em uma empresa diferente daquela que hospeda os arquivos do site. Muitos dos melhores registradores de domínio incluem transferências e migrações gratuitas. Alguns provedores até incluem hospedagem de domínio gratuita para o primeiro ano de endereços recém-registrados
Endereços de e-mail e caixas de entrada
A hospedagem de e-mail atrai particularmente os proprietários de empresas que desejam a notoriedade e o reconhecimento de nomes, incluindo o nome de domínio nos endereços de e-mail.
Os provedores de hospedagem geralmente incluem recursos avançados de e-mail, como serviços de encaminhamento e filtragem, respostas automáticas e segurança aprimorada, para clientes que precisam de várias caixas de entrada ou ferramentas de marketing.
Espaço em disco
O armazenamento ou espaço em disco é provavelmente o recurso de hospedagem mais fácil de entender, bem como o componente com o qual você provavelmente precisa se preocupar. Muitos provedores de hospedagem compartilhada oferecem armazenamento ilimitado.
Embora isso não seja tecnicamente possível, a maioria dos proprietários de sites pessoais ou de pequenas empresas não chega perto de atingir os limites. À medida que você passa para o VPS e planos dedicados, o armazenamento pode ser configurado à medida que você avança.
A maior coisa a procurar quando se trata de armazenamento de hospedagem é um pequeno acrônimo: SSD.
As unidades de estado sólido são muito mais rápidas e confiáveis, mas têm um preço mais alto. As unidades de disco rígido tradicionais, por outro lado, são mais comuns nos planos ilimitados, porque geralmente vêm com capacidades mais altas.
Memória RAM
Encontrar um plano de hospedagem com alta RAM significa leitura e gravação mais rápidas dos dados armazenados.
Como no seu computador pessoal, a RAM na hospedagem de site serve a um objetivo semelhante: processar rapidamente os dados armazenados.
O hardware interage com suas unidades de armazenamento para acelerar o tempo de carregamento da página e muitos consideram a RAM um dos recursos mais importantes a serem considerados na escolha de um provedor.
Largura de banda
Também afetando o desempenho do site, a largura de banda é responsável pela velocidade dos dados baixados ou enviados de um site.
A largura de banda é a rapidez com que os visitantes podem acessar as informações do seu site – quanto maior a largura de banda, maior número de pessoas que podem ver o site ao mesmo tempo.
Transferência de dados
A maioria dos clientes de hospedagem receberá muito mais limite para transferência do que usará em um determinado mês. É a quantidade de dados trocados entre o seu site e o computador que o acessou.
Taxas de atividade e confiabilidade
Como os empresários sabem, tempo é dinheiro. A cada segundo que seu site fica inacessível, pode haver centenas de oportunidades de vendas perdidas, reputação de marca prejudicada e perda de produtividade.
A interrupção da Amazon Web Services no início de 2017 custou às empresas cerca de US$ 150 milhões durante três a quatro horas de serviço interrompido.
A maioria dos provedores garante certa quantidade de tempo de atividade e o reembolsará por qualquer interrupção não planejada além do contrato de nível de serviço.
As garantias normalmente variam de 99% a 100%. Embora a maioria dos clientes de hospedagem compartilhada se sintam perfeitamente satisfeitos com o limite de tempo de atividade ultra comum de 99,9%., empresas maiores, no entanto, podem preferir pagar um pouco mais por alguns décimos a mais.
Segurança
Embora a segurança de um site dependa amplamente do comportamento de um administrador e da força da senha, entre outras características, a infraestrutura da empresa de hospedagem pode representar uma das maiores fraquezas.
Mais de 40% dos sites estão comprometidos devido à vulnerabilidade de um host, portanto, procure os fornecedores que incluem firewalls, serviços de monitoramento e outros complementos de segurança. Pontos de bônus para as empresas que fornecem backups automáticos.
Suporte
Os clientes de hospedagem teriam dificuldade em encontrar um provedor que não ofereça suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, por vários canais, mas a execução real varia bastante.
Se você tiver uma pergunta sobre cobrança ou precisar de ajuda técnica, o atendimento ao cliente deve estar pronto para ajudá-lo. Infelizmente, esse aspecto crítico da hospedagem é difícil de discernir até que você já esteja inscrito em um plano e precise de ajuda.
Quem precisa de uma hospedagem compartilhada?
O serviço de hospedagem compartilhada é melhor para as pessoas que estão querendo hospedar um site padrão, que vai gerar uma quantidade pequena ou média de tráfego a cada mês.
Você não pode esperar, no entanto, que uma conta de hospedagem compartilhada dure uma vida inteira do seu site, pois, como seu negócio cresce, o site se tornará mais e mais exigente de recursos e você terá que, eventualmente, avançar para um serviço mais poderoso de hospedagem, como um servidor semi-dedicado, um servidor virtual privado (também conhecido como um servidor virtual, ou um VPS), ou por que não um servidor dedicado?
Portanto, ao escolher um provedor de hospedagem, você também deve considerar como eles podem escalar a serviço para você. Caso contrário, você pode acabar tendo que mover seu site para um provedor diferente, o que pode causar problemas de downtime no site. Portanto, ir para uma empresa de hospedagem que pode lhe oferecer serviços de hospedagem à medida que você crescer é vital e lhe poupará muitas dores de cabeça em longo prazo.
As empresas de hospedagem que oferecem serviços de hospedagem compartilhada, normalmente têm pacotes diferentes de hospedagem. Estes pacotes oferecem diferentes quantidades de recursos de hospedagem e especificações, o que realmente determinam as limitações que uma conta de hospedagem terá.
O cliente pode escolher entre os diferentes planos de hospedagem e se inscrever para o que ele pensa que irá atendê-lo melhor. O plano de hospedagem, então, determinará quais as limitações que a conta do cliente terá, uma vez criada.
Os preços e as especificações dos planos de hospedagem são determinados pela própria empresa de hospedagem. Com base na política da empresa para esse aspecto, o serviço de hospedagem compartilhada cai em duas categorias: hospedagem gratuita e hospedagem paga.
Não é possível afirmar qual é melhor, uma vez que elas são diferentes uma das outras e que realmente dependem da estratégia de marketing da empresa e, é claro, sobre o orçamento e as necessidades do cliente específico.
Qual é a diferença de hospedagem compartilhada grátis e paga?
Claro que além da gratuidade, a principal diferença entre o grátis e o serviço pago é a quantidade de recursos que cada um deles oferece.
Fornecedores de hospedagem grátis não são capazes de manter um grande número de servidores. Portanto, eles simplesmente vão empilhar mais usuários no mesmo servidor, diminuindo o número de recursos de hospedagem que cada conta está recebendo.
Este será eficiente apenas se os servidores forem monitorados e mantidos de forma adequada, uma vez que o grande número de contas pode fazer com que o servidor deixe de funcionar regularmente.
A maioria dos provedores de hospedagem gratuita, no entanto, negligenciam a qualidade do serviço e, como resultado, é muito difícil encontrar um serviço gratuito de hospedagem que realmente vale a pena e o tempo.
Os melhores fornecedores de hospedagem gratuita costumam oferecer suporte técnico gratuito, uma vez que eles esperam que o site do cliente cresça e que eventualmente terá que se mudar para uma conta de hospedagem paga, que oferece mais recursos de hospedagem.
Uma dessas empresas, por exemplo, é a FreeHostia.com, que é um dos maiores e mais antigas provedores de hospedagem gratuita em todo o mundo.
Por outro lado, as empresas que oferecem hospedagem de sites pagas podem manter uma grande quantidade de servidores e, por conseguinte, eles são capazes de fornecer muito mais recursos e pacotes de hospedagem de qualidade.
Pagando uma taxa mais elevada para um serviço de hospedagem, no entanto, não significa necessariamente que este serviço tem uma melhor qualidade.
Os melhores serviços são os equilibrados – aqueles que oferecem um preço que corresponde ao serviço real que você está recebendo.
As melhores empresas de hospedagem que estão ao redor há algum tempo, estão listando os seus preços e especificações de uma forma realista, para que o cliente saiba o que exatamente ele está recebendo. Além disso, alguns deles oferecem bônus livres com os planos de hospedagem.
Tais empresas de hospedagem de sites se preocupam com a reputação e é por isso que você deve escolher eles, você pode ter certeza que não vai estar se enganado na compra de um serviço que você não pode realmente usar.
Por que hospedagem compartilhada pode ser o que você precisa?
Está se tornando cada vez mais fácil criar e hospedar um site com o número de prestadores de serviços aumentando quase diariamente.
Existe uma ampla gama de opções de hospedagem disponíveis e a escolha da solução certa é essencial para o seu sucesso online. A hospedagem compartilhada é fácil de explicar, mas já percorreu um longo caminho em termos de desempenho agora.
Hospedagem compartilhada significa simplesmente hospedar seu site em um servidor que hospeda vários outros sites. Cada um deles é independente um do outro e está individualmente sob o controle do webmaster.
Além disso, os dois fatos mais atraentes sobre hospedagem compartilhada é que você não precisa cuidar de nenhuma das tarefas de manutenção do servidor ou atividades de monitoramento, e é a solução de hospedagem mais econômica do mercado no momento.
Se você está pensando nas várias soluções de hospedagem, faça as seguintes perguntas que discutiremos agora.
- O acesso do administrador é extremamente importante para você?
- Você prefere se concentrar na criação de seu site ou deseja começar do zero em termos de configuração?
- Você quer a melhor solução econômica?
Hospedagem compartilhada – não julgue um livro pela capa
Essa é a linha que melhor descreve a hospedagem compartilhada. As pessoas tendem a ter muitas noções preconcebidas sobre hospedagem compartilhada, principalmente por causa da palavra compartilhada. É hora de mudar essa percepção.
Quando as pessoas ouvem sobre o compartilhamento de recursos com outras pessoas em um único servidor, a primeira coisa que vem à mente é: e se a outra pessoa usar mais recursos do que eu, mas pagar a mesma quantia?
O que você precisa pensar é se seus requisitos foram atendidos e se você está pagando menos do que pagaria por um servidor dedicado. Se respondeu sim para as duas perguntas, não será necessário se preocupar com os outros sites que estão presentes no servidor.
Hospedagem Compartilhada – Para quem é?
Em muitos casos, as pessoas estão dispostas a fazer sacrifícios para obter o melhor retorno possível. Especialmente para uma pequena empresa, serviços econômicos são cruciais.
Se você tem dinheiro para gastar em um servidor dedicado, seu site exige isso absolutamente, e você tem todo o conhecimento técnico para configurar e manter um site e seus serviços de back-end pode optar por uma solução dedicada.
No entanto, a maioria dos usuários é iniciante na hospedagem na web ou não requer os recursos que um servidor dedicado fornece.
As soluções de hospedagem compartilhada não são apenas para blogueiros casuais e proprietários de sites pessoais. É mais do que capaz de lidar com até 100.000 visitantes por mês, o que significa aproximadamente mais de 3000 visitantes por dia.
É por isso que uma solução de hospedagem compartilhada seria uma escolha perfeita, porque o proprietário do site precisará apenas gerenciar e executar o site, enquanto o provedor de hospedagem cuidará de tudo o mais.
Além disso, o número de visitantes depende em grande parte das estratégias e campanhas de marketing realizadas pela empresa e estará com baixo volume no inicio do site.
Se o número de visitantes excederem o permitido pelo provedor de hospedagem, eles sempre oferecerão a opção de alternar facilmente para um plano melhor com mais recursos. Se seu site não gerar receita ou visitantes suficientes, você sempre pode interromper o serviço com apenas alguns cliques.
Hospedagem Compartilhada – O que você recebe com um plano?
Muitas pessoas optam pela hospedagem compartilhada, pensando que ela não tem recursos suficientes para manter o site. Na realidade, as soluções de hospedagem compartilhada cresceram muito e oferecem mais do que você pensa. Os planos de hospedagem típicos custam a partir de R$ 3,00 por mês.
Outro fator que determina a taxa por mês é a duração pela qual você se inscreve inicialmente. Quanto mais tempo, menos custará no primeiro ano. Isso é especialmente bom para blogueiros e proprietários de sites pessoais, para os quais o tráfego pode ficar incerto.
A maioria dos provedores de hospedagem oferece pelo menos 100 GB de espaço em disco para os planos iniciais. Isso está aberto a uma atualização, dependendo dos seus requisitos para um armazenamento maior.
Outra grande vantagem da hospedagem compartilhada é a disponibilidade de criptografia cPanel e SSL.
Para resumir, o cPanel, oferecido por muitos provedores, facilita tudo sobre a hospedagem de um site por meio de sua interface de usuário interativa. Toda a plataforma é executada no navegador e até novos usuários podem buscá-la sem muito esforço.
Outra coisa com que as pessoas tendem a se preocupar é com a privacidade devido à presença de vários outros sites no mesmo servidor.
Isso é algo que a empresa de hospedagem cuidará. Ela deve fornecer a melhor segurança com aplicativos antivírus e firewalls funcionando 24 horas por dia, juntamente com benefícios adicionais, como a criptografia SSL, para facilitar sua vida.
Uma maneira de garantir sua segurança é escolher uma hospedagem baseada no sistema operacional Linux, pois essa é geralmente considerada a opção mais segura para o sistema operacional.
Você já deve ter ouvido falar sobre criptografia SSL antes. É um protocolo que envolve o envio de dados de maneira segura entre o remetente e o destinatário. Também é aplicável a sites em que as imagens, scripts e outros recursos são carregados de outros sites.
Ao hospedar seu site, você precisa garantir que o provedor de hospedagem ofereça um certificado SSL, e a maioria deles, para garantir a segurança dos dados do cliente. De acordo com estudos, os compradores on-line não avançam com uma transação se seus detalhes forem enviados por uma conexão não segura.
Talvez queira saber também sobre:
Conclusão
Ao tomar uma decisão sobre uma solução de hospedagem, não opte cegamente por um servidor dedicado apenas porque seu site será hospedado em um servidor dedicado.
Reúna todas as informações primeiro. Um servidor dedicado pode ser um exagero e você pode acabar gastando dinheiro à toa. A hospedagem compartilhada é uma solução ideal que pode ser facilmente ampliada, de acordo suas necessidades.
No cenário em que você usa todos os recursos oferecidos pelo seu provedor de hospedagem, pode optar pelo VPS (Virtual Private Server), que é semelhante à hospedagem compartilhada, pois também é executado em um único servidor. Mas a diferença está em como o servidor é segmentado para hospedar os vários servidores virtuais dentro dele. Você pode ler mais sobre quando precisar mudar para um plano VPS aqui.
A principal preocupação para a maioria dos proprietários de sites é a quantia gasta em comparação com a receita gerada, com o maior número possível de visitantes recorrentes. Hospedagem compartilhada é a recomendação mais lógica para blogueiros casuais, pequenas e médias empresas, sites pessoais e outros que estão apenas construindo sua presença digital ou já estão em andamento.
Com adições como Softaculous, CPanel e WordPress, o lançamento de um site pode ser feito em pouco tempo e parecerá tão bom quanto qualquer outro site na Internet, seja um blog, site de comércio eletrônico ou uma página de serviço.
Agora que já sabe o que é hospedagem compartilhada, veja aqui as melhores hospedagens de sites.