“DropShipping” – Qualquer pessoa que já tenha investigado como funcionam os negócios on-line provavelmente já se deparou com esse termo.
No entanto, ainda menos pessoas realmente entendem como isso funciona.
Para alguém que é novo no mundo dos negócios on-line e procura entrar no cenário do comércio eletrônico, o processo de dropshipping pode parecer um pouco intimidador, pois pode ser difícil encontrar uma fonte confiável que lhe informe tudo o que você precisa saber.
Por esse motivo fizemos esse guia para dropshipping. Ele abrange tudo, desde o que o termo significa essencialmente, como esse modelo de negócios específico funciona, se é para você ou não, como encontrar o produto e o fornecedor certo para administrar um negócio de dropshipping bem-sucedido e em expansão no mundo do comércio eletrônico.
O que é DropShipping?
A Dropshipping é um tipo de modelo de negócios que permite que uma empresa opere sem manter estoque, possuir um depósito para armazenar seus produtos ou até mesmo ter que enviar seus próprios produtos para os clientes.
É fornecedor de dropshipping que fabrica e /ou armazena produtos, empacota os produtos e os envia diretamente ao cliente do varejista, em nome do varejista.
O varejista é o dono da loja virtual que anunciou um produto e vendeu para alguém.
Em termos mais simples, é assim que funciona o dropshipping:
O cliente faz um pedido de um produto na loja on-line do varejista e faz o pagamento.
O revendedor retira seu lucro e encaminha o pedido automaticamente ou manualmente com os detalhes do pedido, do cliente e faz o pagamento referente ao produto para o fornecedor de dropship.
O fornecedor de dropship empacota e envia o pedido diretamente ao cliente em nome do varejista.
Esse tipo de modelo de negócios é extremamente atraente, pois elimina a necessidade de o proprietário da loja ter um local físico de negócios, como um espaço de escritório ou depósito – em vez disso, tudo o que eles precisam é de um laptop e uma conexão à Internet
Prós do DropShipping
Como um modelo de negócios, o dropshipping tem vários aspectos diferentes que se mostram benéficos, como:
É fácil de configurar: não são necessárias muitas pessoas para configurar, pois envolve basicamente apenas três etapas: encontrar o fornecedor, configurar seu website e começar a vender as mercadorias. Para alguém que é novo no setor de comércio eletrônico, esse modelo de negócios é relativamente fácil de entender e implementar.
O custo de configurar seu negócio on-line usando o modelo de dropship é quase nada: nos modelos de negócios tradicionais, a maioria dos custos está relacionada à configuração e execução das operações de varejo, ou seja, a compra do estoque. Como o dropshipping elimina essa etapa e, portanto, o custo, tudo o que você precisa pagar são os custos associados à execução do seu site (hospedagem, tema, aplicativos, etc.).
Você não precisa se preocupar com custos indiretos exorbitantes: como mencionado anteriormente, o proprietário da empresa não é obrigado a comprar estoques, assim como os custos de aluguel ou compra de espaço de escritório e outros custos menores. Os custos fixos de gerenciamento do site são tudo o que um empresário precisa se preocupar.
O risco de envio direto como modelo de negócios é significativamente menor: se a empresa não vende produtos, ela ainda não perde nada, portanto, há pouca ou nenhuma pressão sobre a necessidade de vender seu estoque.
O negócio pode ser executado em qualquer lugar, portanto, o proprietário da empresa é independente do local: sem escritório, sem depósito, sem funcionários e sem aborrecimentos. Pouco ou nenhum compromisso com um espaço físico significa que você poderia estar sentado em uma praia, bebericando drinks enquanto ainda está lucrando. Tudo o que você precisa é do seu laptop e da internet.
Há muita variedade quando se trata dos produtos que você quer vender: há um fornecedor de drop ship para quase tudo que você gostaria de vender. Encontre o seu nicho e um fornecedor que atende a ele.
Mais tempo e recursos para escalar o seu negócio: Nos modelos tradicionais de negócios de varejo, se você quer mais lucros, precisa trabalhar mais e investir muito mais do seu pool de recursos. Com o dropshipping, tudo o que você precisa fazer é vender e enviar mais pedidos ao seu fornecedor de dropship e deixá-lo cuidar de todo o resto enquanto você ganha o lucro e fica com mais tempo para desenvolver seus planos de negócios e escala.
Redução de perdas em mercadorias danificadas: Como a remessa vai diretamente do fornecedor para o cliente, há menos etapas de envio envolvidas, o que reduz drasticamente o risco de itens danificados ao passar de um espaço físico para outro.
Contras do DropShipping
Assim como tudo na vida, existem algumas desvantagens que vêm junto com as muitas vantagens de dropshipping. Aqui estão alguns contras para o modelo de negócios de dropship:
Margens de lucro ligeiramente mais baixas em comparação com o de um atacadista ou fabricante: Dependendo do seu nicho, local ou requisitos, fornecedores e vendedores cobrarão preços mais altos por produtos de dropshipping, que podem diminuir suas margens de lucro.
Responsabilidade total quando algo sai errado, mesmo quando é culpa do fornecedor: como o cliente está comprando o produto no site do varejista, se o fornecedor bagunçar alguma coisa, ainda é culpa do varejista, pois a marca é a cara do processo de varejo. Esta é uma das razões pelas quais é extremamente importante escolher o fornecedor certo.
A marca tem um nível significativamente mais baixo de controle: a satisfação do cliente é frequentemente ligada aos detalhes – embalagem personalizada e branding dos produtos enviados, brindes e notas que acompanham o pedido – são quase sempre as coisas menores que contam. Infelizmente, o modelo de embarque direto raramente proporciona aos varejistas a oportunidade de controlar como sua marca é apresentada durante o processo de entrega e cumprimento, pois o fornecedor é quem envia os produtos. No entanto, existem alguns fornecedores que podem estar dispostos a fazer isso, embora possa custar mais.
Alguns problemas podem surgir devido a complexidades com o transporte: a venda de vários produtos pode parecer uma boa maneira de aumentar as vendas e gerar um lucro substancial, mas isso pode ser contra intuitivo se o varejista tiver vários fornecedores para esses produtos. Diferentes fornecedores cobrarão custos de envio diferentes dependendo de fatores como localização, tipo de produtos, etc. Se um cliente pedir vários produtos que são enviados de fornecedores diferentes, o varejista terá que trabalhar e pagar os custos de envio separadamente. A transferência desses custos de envio variados para o cliente pode afetar negativamente as taxas de conversão, afetando, por sua vez, as margens de lucro.
O nível de concorrência é relativamente alto: a atratividade e a popularidade do modelo de negócios de dropshipping significam cada vez mais varejistas em todos os segmentos e nichos. A menos que um varejista esteja atendendo a um segmento ou nicho extremamente específico, a concorrência poderia ser prejudicial.
Gerenciar o estoque pode ser complicado: manter o controle do estoque do fornecedor é quase impossível. A falta de comunicação pode causar problemas, como cancelamentos ou ter que fazer pedidos e aguardar. Este aspecto pode ser gerenciado com software nos dias de hoje, mas esses também têm um preço e podem aumentar seus custos gerais e fixos.
Normalmente, as margens de lucro para drop hipping podem variar de 15% a 45%. No entanto, as margens de lucro para bens de consumo duráveis e itens de luxo (ou seja, eletrônicos, joias, etc.) podem gerar uma margem de lucro de até 100%. Trata-se de encontrar o nicho e o fornecedor certos para não entrar em um mercado que já esteja saturado. Uma boa maneira de garantir margens mais altas pode ser a parceria diretamente de um fabricante em vez de um fornecedor, eliminando efetivamente o intermediário.
Uma vez que o negócio esteja em andamento e ganhe um pouco de tração, ele pode rapidamente se transformar em uma máquina lucrativa que requer apenas uma entrada mínima. Empresas bem-sucedidas de dropshipping podem fazer R$ 1 milhão em vendas em poucos meses de lançamento do negócio on-line! Este não será o caso de todos os negócios de dropshipping, mas o potencial existe.
Fabricantes, Atacadistas e Agregadores fazem o mesmo?
NÃO. Mesmo que esses termos sejam frequentemente usados de maneira intercambiável no mundo do comércio eletrônico, eles não são os mesmos. Vamos esclarecer a confusão:
Um fabricante é alguém que realmente produz os produtos em si. Eles podem ou não ter um programa de envio direto, mas o varejista tem sorte se o fizer, pois elimina o incômodo e os custos inflados do intermediário, dando ao varejista os melhores preços possíveis. Estes custos reduzidos traduzem-se em maiores margens de lucro.
Um atacadista ou fornecedor de dropshipping é alguém que compra um tipo de produto do fabricante em grandes quantidades e ajuda a empacotá-los e enviá-los aos compradores on-line por meio das empresas de comércio eletrônico do varejista.
Um agregador de dropship, por outro lado, é alguém que compra produtos diferentes de vários fabricantes para fornecer ao varejista uma variedade de produtos para vender. Diversas desvantagens do embarque direto podem ser resolvidas quando um agregador é usado – não há múltiplos custos de remessa de atacadistas, menos tempo enviando vários pedidos para vários fornecedores (evitando assim uma mistura e atraso nos pedidos e remessa) – no entanto, tenha em mente que os agregadores têm um preço mais alto, o que poderia afetar adversamente suas margens de lucro.
Para quem é bom Dropshipping?
A Dropshipping é um excelente modelo de negócios para quem está mergulhando no mundo dos negócios on-line. É atraente para um novato, já que é uma maneira com baixo risco e baixo investimento para começar seu próprio negócio, portanto, não parece muito uma aposta.
Como a quantidade de capital que precisa ser investida nesse modelo de negócios é mínima, também é ideal para alguém que já é dono de uma loja com um inventário, mas está procurando experimentar produtos específicos no mercado para ver como ele funciona antes o estocando.
Para alguém que está esperando margens incríveis logo de cara, esse modelo de negócios pode ser decepcionante. Se o lucro for de seu interesse principal, seria melhor ir diretamente para a fonte, ou seja, para os fabricantes, mas os fabricantes nem sempre facilitam o dropshipping.
Como as margens de lucro de dropshipping também são consideravelmente menores em comparação com outros modelos de negócios, como manufatura e atacado, o dropshipping talvez não seja um bom presságio para uma marca que é uma nova startup, já que a empresa não tem o controle final quando se trata de satisfação do cliente por meio de branding e experiência de marca.
Existem alguns tipos de negócios com os quais o modelo de remessa direta funcionará bem.
Dropshipping pode ser uma ótima maneira de testar novos produtos, ou até mesmo uma nova startup, antes de investir pesadamente em estoques que podem não vender, tornando este o modelo de negócios perfeito para o empreendedor que exige um alto nível de validação de negócios e produtos antes do investimento.
O envio direto é definitivamente o método menos caro de venda on-line porque você não precisa comprar nenhum inventário antecipadamente. Por isso, o método de envio direto funciona bem para empreendedores que têm um orçamento limitado ou preferem manter os custos de inicialização o mais baixos possíveis.
O modelo de envio direto para venda on-line também é um bom modelo de negócios para alguém que está começando a vender on-line. O fato é que vender on-line não é fácil. Direcionar o tráfego e converter esse tráfego para o comerciante médio pode levar muito tempo otimizar.
Devido aos baixos custos associados ao início de um negócio de dropshipping, ele permite que novos empreendedores comecem a aprender as dificuldades de montar uma loja, gerando tráfego e otimização de conversão antes de investir milhares (ou mais) em estoques com os quais você possa ficar preso.
Dropshipping é também para a pessoa que quer vender uma grande variedade de produtos e modelos. Dependendo da faixa de preço dos produtos que você pretende vender, ou se você quiser vender centenas ou milhares de produtos diferentes, é quase impossível, sem um enorme financiamento, adquirir todo esse estoque. Nesse caso, o envio direto seria o modelo apropriado porque, mais uma vez, você não precisa comprar o inventário antecipadamente.
Para quem não é bom Dropshipping?
Existem também alguns tipos de empreendedores que não se incluem em dropsshipping:
Empreendedor centrado na Marca: Construir uma marca sustentável a longo prazo é difícil, mas as recompensas podem ser incrivelmente valiosas. No entanto, construir uma marca ao mesmo tempo em que utiliza o modelo de negócios de remessa direta é exponencialmente mais difícil, pois há tantos elementos de toda a experiência do cliente que você não conseguirá controlar. Por exemplo, muitas vezes você descobre que, depois de um cliente ter comprado algo de você, ele é vendido diretamente pelo remetente ao seu cliente.
Empreendedor focado em margem: Provavelmente, o maior problema com o modelo de negócios de transporte por drop é a margem estreita. Geralmente, para os produtos tradicionais de remessa e empresas, suas margens brutas (o preço que você vende para menos o custo que você paga pelo remetente) estão em torno de 10 a 20%. No final do dia, quando você paga as taxas de transação de cartão de crédito, carrinho de compras, serviço de e-mail e outras taxas de aplicativos, você verá apenas alguns por cento.
Comerciantes Não Criativos: A maioria dos fabricantes (que também podem ser remetentes de seus próprios produtos) tem metas de vendas nas quais 30% das vendas precisam vir de vendas diretas ao consumidor, geralmente por meio de seu próprio site de comércio eletrônico. Isso significa que, se você estiver vendendo seus produtos, estará competindo diretamente com seu próprio fornecedor, um fornecedor que pode ter margens muito mais altas do que você nos mesmos produtos. Qualquer chance de competir cara-a-cara contra eles é inútil. Eles quase sempre ganham porque podem pagar. Se você quiser vencer seu próprio fornecedor, precisará ser criativo e encontrar e explorar os canais que eles não estão usando para conquistar clientes.
Critérios para escolher os melhores produtos para dropshipping
Não há quase nenhuma maneira de determinar quais produtos são completamente “perfeitos” para o modelo de negócio de remessa de produtos, no entanto, ter uma pequena lista de ideias de produtos que você tem certeza que venderá (com base em fatos, números e pesquisas) é um boa maneira de começar a determinar os produtos que irá vender.
Para ter um negócio de e-commerce de sucesso, você precisa encontrar os produtos certos para vender, mas quando se trata de remessa, encontrar o produto certo é possivelmente o aspecto mais importante do seu negócio.
Veja um conjunto de critérios que podem ajudar a decidir se um produto é adequado para envio direto:
O preço de varejo: Quando se trata de transporte, o preço de varejo e o preço de atacado são cruciais. É tudo sobre atingir o ponto ideal com a maneira como você avalia seus produtos: preços baixos podem estimular um número maior de vendas, mas você ganhará uma margem de lucro menor por produto, enquanto itens com preços mais altos poderão vender menos, mas você poderá faça mais lucro por item.
Encontre o ponto de equilíbrio que funciona para você e para as expectativas do seu cliente.
Como mencionamos anteriormente, as margens de lucro para o dropshipping podem estar entre 15% e 45% e é isso que você, como o varejista, deve ter em mente.
Tamanho e peso: Os custos de embalagem e envio varia de acordo com a quantidade de material de embalagem necessária e com o esforço (esforço manual ou esforço da máquina) necessário para transportar o produto.
Nesse sentido, ter itens menores e mais leves é o mais barato para dar a você a maior margem de lucro. Os produtos maiores também podem ser embarcados com uma margem de lucro relativamente grande, mas começar de menos é o melhor caminho a percorrer.
Produtos de venda cruzada: a venda de conjuntos de produtos relacionados é uma ótima maneira de dar mais valor a seus clientes e incentivá-los a comprar mais a cada vez que fizerem um pedido.
Considere quais produtos você pode vender em conjunto que atendem a um nicho relacionado. Por exemplo, se você vender cavaletes de pintura, pode fazer sentido vender telas, pincéis e outros materiais relacionados à arte também.
Se você optar por seguir esse caminho, considere como você pode avaliar estrategicamente seus produtos para que a venda seja compensatória para você tanto quanto para seu cliente. Você pode optar por vender seu produto principal com uma margem de lucro menor (digamos, 10-15%) para encorajar seus clientes a comprá-lo, mas compensar a perda de lucro através da venda cruzada de outros acessórios e componentes para o produto principal com margem maior, como 100%.
Durabilidade: Se os produtos e mercadorias que você vende são descartáveis e / ou renováveis, há uma chance maior de que seus clientes façam pedidos repetidos, aumentando assim suas vendas. Muitos varejistas configuram opções de assinatura para seus clientes, o que garante que sempre haverá compras repetidas. Você pode tornar essa oferta ainda mais atraente para seus clientes, oferecendo um desconto para os assinantes de seu serviço.
Erros para evitar no Dropshipping
Erros comuns que devem ser evitados ao escolher um produto para dropshipping:
Não escolha apenas pelo seu gosto
Não baseie sua escolha de produto em seus gostos e desgostos. Sempre baseie sua decisão de produto em fatos, pesquisas, avaliação e validação da demanda do mercado.
Não escolha falsificações
Não venda cópias falsas ou “cópias verdadeiras”. Isso não é apenas um truque barato que não vai levá-lo a qualquer lugar com os clientes, mas também é ilegal na maioria dos países! Evite este tipo de produtos para que você possa evitar os problemas.
Cuidado com as tendências
O mercado de produtos de tendências é tipicamente muito saturado, portanto, haverá altos níveis de concorrência.
“Se todo mundo está vendendo, eu também deveria”, nem sempre é o motivo certo para escolher um produto.
Se tendências de produtos são algo que você deseja seguir, certifique-se de conduzir uma pesquisa completa sobre a ascensão e queda da tendência, para que você saiba o que esperar dos interesses dos consumidores.
Confira em uma ferramenta como o Google Trends para ajudar a avaliar tendências.
Conheça seu Mercado e Nicho
Garantir que você faça bem a sua pesquisa de mercado estabelecerá uma base sólida para o seu negócio.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a conhecer melhor o seu mercado-alvo e nicho:
Primeiro passo: O primeiro e mais importante passo é medir a demanda atual do seu produto. Use a ferramenta KWFinder para descobrir como a palavra-chave de seu produto é classificada mensalmente. Isso dará uma ideia de quantas pessoas estão pesquisando seu produto em mecanismos de pesquisa como o Google todos os meses, além de dar uma ideia geral de como é a demanda pelo seu produto.
Idealmente, você deve encontrar palavras-chave com buscas mensais aos milhares, mas se o seu produto atende a um mercado emergente, talvez ainda não haja pessoas procurando por ele.
Segundo passo: o segundo passo é entender como a sazonalidade pode afetar os padrões de compra de seus clientes. Certos produtos são apenas commodities sazonais, enquanto outros vendem bem o ano todo, mas como você descobre a diferença entre os dois?
O trabalho de adivinhação pode ser fútil e desnecessário quando você pode simplesmente usar o Google Trends. Essa ferramenta fornece ao usuário uma análise gráfica das estações de pesquisa de pico para qualquer produto (ou palavra-chave) em um grande período de tempo.
As tendências de previsão podem ajudar você a se preparar para quedas ou picos nas vendas ao longo do ano e garantir que você não seja pego de surpresa.
Terceiro Passo: O terceiro passo é analisar a concorrência e observar como eles se envolvem com o mercado.
Pesquise os sites de seus concorrentes, as plataformas de mídia social ou a presença deles em mercados como Amazon e eBay e preste muita atenção ao número de classificações, resenhas, comentários e engajamento geral que eles recebem e o que os clientes estão dizendo.
Veja se pode encontrar alguma oportunidade em que seus concorrentes não estejam atendendo às expectativas do mercado para que você possa ir em frente e fechar essa lacuna.
Encontrando o fornecedor certo de Dropshipping
Todo o modelo de embarque direto baseia-se no fato de o fornecedor fazer bem seu trabalho e atender às encomendas de forma pontual e eficiente. Portanto, é evidente que escolher o fornecedor certo é um dos passos mais importantes para a criação de uma loja de sucesso.
Se o seu fornecedor bagunçar um pedido, você e sua empresa são responsáveis, portanto, a chave é encontrar alguém que se atenha ao plano e esteja aberto para comunicar qualquer problema.
Aqui estão alguns fatores a serem lembrados ao escolher um fornecedor de dropship:
Encontre um remetente experiente com vendas. Nada supera a experiência. Um remetente que conhece as armadilhas do embarque direto e como lidar com eles eficientemente, junto com um representante de vendas que pode responder a qualquer pergunta para tranquilizar sua mente, fará uma boa equipe e definitivamente refletirá positivamente em seus negócios.
Encontre um dropshipper que forneça produtos de alta qualidade. Produtos de alta qualidade geram um nível mais alto de satisfação do cliente, o que significa uma menor taxa de itens devolvidos e clientes insatisfeitos. Revisões e depoimentos de produtos podem ajudar muito a impulsionar os negócios, portanto, ter um produto de boa qualidade é imperativo.
Encontre um dropshipper que tenha habilidades tecnológicas. Ao escolher o seu remetente, certifique-se de que eles têm as capacidades tecnológicas para acompanhar os tempos. Se você precisa escalar o seu negócio, seria uma pena se você tivesse que quebrar uma grande parceria comercial com o remetente só porque não conseguiria acompanhar seu crescimento.
Encontre um dropshipper que seja pontual e eficiente com o processo de envio. Os remetentes que enviam produtos em um período de 24 a 48 horas são uma ótima maneira de garantir clientes satisfeitos. Devido à competitividade do mercado, os tempos longos de envio podem ser pouco atraentes para os seus clientes. Seria aconselhável fazer pedidos de teste com seu fornecedor para ver como o processo funciona e obter uma ideia melhor antes de tomar uma decisão informada.
Por mais simples que pareça, o Google é sua melhor aposta ao procurar fornecedores de dropshipping. Várias incubadoras de startups e sites dedicados ao comércio eletrônico, que surgem como resultados de busca terão diretórios completos de remetentes e suas informações de contato.
Depois de obter os detalhes de contato dos fornecedores de dropshipping que fornecem os produtos que você tem interesse em vender, envie um e-mail curto, mas educado, para fazer algumas perguntas relevantes. Dessa forma, você poderá avaliar a rapidez com que eles respondem e a habilidade dos representantes de vendas.
DropShipping com Shopify
Shopify é uma das mais plataformas de comercio eletrônico existente e também a mais usada mundialmente para dropshipping, Veja um review completo da Shopify aqui.
Conclusão
Assim como com qualquer outro empreendimento na vida, a criação de seu próprio negócio em dropshipping também requer certo grau de compromisso, esforço e paixão para fazê-lo funcionar. Não se trata apenas de criar o negócio, mas também acompanhar e aprender como executá-lo no dia-a-dia.
A melhor parte do dropshipping é que você pode aprender testando seus produtos e ideias em tempo real. Se algo não funcionar, tudo o que você precisa fazer é removê-lo de sua loja.
Esse modelo de negócios também é uma ótima maneira de testar ideias de produtos para os modelos de negócios tradicionais.
A Dropshipping oferece um espaço seguro para experimentar e ver o que funciona sem incorrer em grandes perdas – Isso pode definitivamente dar aos empresários a confiança de dizer que eles têm um conhecimento prático de como a indústria funciona.
Pequeno custo inicial e risco muito pequeno tornam o modelo de negócios de dropshipping um modelo de negócios interessante para se aventurar.
Então experimente o dropshipping e deixe-nos saber como funcionou pra você! Compartilhe este guia com alguém que possa achá-lo útil. Você tem dicas e truques ou conselhos gerais que podem ajudar a comunidade de comércio eletrônico? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!