10 dicas para melhorar o marketing de conteúdo

Menos de uma década atrás, um site simples era tudo o que qualquer empresa realmente precisava para ter sucesso online.

Normalmente, algumas páginas de informações básicas eram suficientes para explicar seus produtos e serviços, e o objetivo real era fazer com que clientes em potencial ligassem ou visitassem uma loja física.

Mas agora que a Internet se tornou uma poderosa ferramenta de marketing, seu site pode (e deve) fornecer muito mais do que o mínimo.

Com uma forte estratégia de marketing de conteúdo, sua empresa pode alcançar passivamente clientes em potencial, responder a perguntas e convertê-los em leads.

Se você estiver interessado em criar uma forte estratégia de marketing de conteúdo, entre em contato ou continue lendo as 10 dicas que ajudarão você a melhorar sua estratégia e aproveitar ao máximo presença online da sua empresa.

Conheça o seu público

Antes de criar qualquer tipo de estratégia de marketing (online ou não), você precisa conhecer seu público. Mas, diferentemente da maioria dos métodos tradicionais, o marketing de conteúdo exige que você saiba mais do que quem é o seu público-alvo.

O marketing de conteúdo exige que você escreva artigos, posts e gráficos que envolvam seu público. Para fazer isso, você precisa entender o que seus clientes em potencial desejam.

Quais são os interesses deles? Com o que eles precisam de ajuda? E que palavras e frases eles usam para encontrar respostas online?

Como exemplo, uma estratégia de marketing digital farmacêutica e uma estratégia de marketing digital odontológico podem se concentrar em dois públicos distintos, embora ambos operem no campo da saúde. Enquanto o negócio farmacêutico é voltado para médicos, o consultório odontológico se concentra nos pacientes, resultando em diversas partes do conteúdo.

Se você tiver uma sólida compreensão do seu público, seus esforços de marketing de conteúdo terão muito mais sucesso. E se você nunca fez esse tipo de pesquisa, a criação de personas pode ser uma ótima maneira de começar.

Escreva para o seu público

Isso pode parecer óbvio, mas depois que você souber quem é seu público, precisará escrever para ele.

Desde a seleção do tópico até as edições finais, seu público-alvo deve desempenhar um grande papel na maneira como você apresenta as informações.

Desde o início, você deve selecionar tópicos sobre os quais os clientes em potencial gostariam de aprender. Este é um processo desafiador (e às vezes você estará errado), mas você pode começar com essas sete maneiras de encontrar ideias que eles vão adorar.

Pesquise seus concorrentes

Considerando que 48% dos profissionais de marketing B2B e 77% dos profissionais de marketing B2C usam marketing de conteúdo, provavelmente você não é a única empresa do seu setor que tenta atrair clientes com conteúdo.

E, embora isso signifique que você tenha concorrência, também significa que você tem a oportunidade de ver o que as outras pessoas estão criando.

Veja o que outras empresas do seu setor (especialmente os principais concorrentes) estão fazendo com suas estratégias de conteúdo. Quais formatos eles estão usando? Quais tópicos eles estão discutindo? E como os leitores estão respondendo?

Encontre um ângulo único

Embora seus concorrentes possam ser ótimas fontes de ideias, evite publicar conteúdo muito semelhante ao de qualquer outra pessoa. Afinal, o objetivo do marketing de conteúdo é fornecer aos clientes informações úteis, não informações prontamente disponíveis.

Sempre que vir uma ótima ideia, resista à tentação de simplesmente replicá-la com algumas pequenas alterações.

Em vez disso, veja o tópico como um ponto de partida e procure maneiras de adotar seu próprio ângulo. Isso impedirá que você se torne parte da “câmara de eco” do conteúdo online e seja muito mais interessante para seus leitores.

Limite seu foco

Ao selecionar os tópicos sobre os quais deseja escrever, você pode se deparar com tópicos gerais e amplos.

Mas, a menos que esteja preparado para dedicar tempo à criação de conteúdo abrangente e de formato longo, você deve restringir cada tópico ao ponto de poder cobri-lo completamente.

Além de tornar a criação de conteúdo mais gerenciável, isso também ajudará a criar tópicos mais eficazes.

É melhor ter 10 páginas que respondam de maneira abrangente a uma pergunta específica do que uma página que responda a 10 perguntas com uma explicação mínima, especialmente se cada pergunta abordar um tópico diferente.

Tenha um propósito para tudo que você criar

A maioria dos conteúdos se enquadra em uma de duas categorias: Útil ou divertida.

Ao criar ideias de tópicos, pergunte-se se sua ideia ajudaria um cliente em potencial a resolver um problema. Caso contrário, pergunte a si mesmo se eles acham engraçado ou interessante.

Se a resposta for “não” para as duas perguntas, descarte a ideia. E se a resposta for “sim”, deixe o objetivo claro em seu título.

Em muitos casos, isso é tão simples quanto “Como X” ou “10 coisas que você deve saber sobre Y”. Se os leitores souberem o que aprenderão com a leitura do seu artigo, provavelmente terão mais tempo para fazê-lo.

Faça dos seus leitores sua prioridade

Pode ser um desafio criar conteúdo principalmente informativo. Após anos escrevendo uma cópia com o objetivo de fechar vendas, é muito fácil recorrer ao idioma “vendas-y”.

Esteja ciente dessa distinção e tenha o cuidado de informar os leitores como a prioridade em todo o seu conteúdo.

Os consumidores de hoje estão propensos a desativar o conteúdo promocional e isso pode arruinar facilmente suas chances de criar confiança com os visitantes do site.

Em vez disso, quando você estiver comercializando seus produtos ou serviços, diga aos leitores o que você faz, por que é importante, quais são as vantagens para sua empresa e como você pode ajudar clientes em potencial.

Faça conexões relevantes com seus negócios

Embora seja importante não ser muito promocional, você deve procurar oportunidades para mencionar seus produtos ou serviços, quando relevante.

Mesmo que este seja simplesmente um link para outra página na parte inferior de uma postagem de blog, manter os visitantes em seu site além da primeira coisa que eles veem é essencial para convertê-los em clientes.

Estabeleça metas mensuráveis

Como em qualquer estratégia de marketing, você deve ter objetivos concretos para o conteúdo do seu site. Portanto, antes de começar, determine o que você espera alcançar.

Você está procurando aumentar o tráfego do site? Atrair visitantes pela primeira vez? Gerar inscrições para uma lista de e-mail? Obter compartilhamentos nas mídias sociais?

Existem muitas métricas que você pode medir com o marketing de conteúdo, por isso é essencial descobrir com antecedência quais são as mais importantes para o seu negócio.

Monitore seu progresso

Ao criar e publicar conteúdo em seu site, monitore regularmente seu progresso em relação às suas metas.

Embora seja fácil observar o volume de páginas que você publicou e sentir que realizou alguma coisa, é absolutamente necessário verificar se essas páginas estão realmente gerando resultados.

Torne a verificação do Google Analytics (ou outro programa de análise) parte de sua rotina e acompanhe as métricas que indicam o desempenho geral.

Se tudo estiver indo bem, continue fazendo o que está fazendo – e, se não estiver, use esses dados para revisar sua estratégia para ser mais eficaz.

Deseja melhorar a estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa?

Se sua empresa não está vendo os resultados desejados do marketing de conteúdo, nós podemos ajudar. Entre em contato conosco hoje para saber sobre como sua empresa pode obter mais clientes com conteúdo e ajudar com seus desafios de SEO.

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