Por que ter um site na era digital?

Se você está se perguntando por que ter um site, após ler esse artigo, saberá a importância que temos na atualidade de marcar presença na internet.

Começaremos citando uma frase de Bill Gates, fundador e dono da Microsoft:

“EM ALGUNS ANOS VÃO EXISTIR DOIS TIPOS DE EMPRESAS: AS QUE FAZEM NEGÓCIOS PELA INTERNET E AS QUE ESTÃO FORA DOS NEGÓCIOS.”

Somente essa frase nos dá uma ideia muito forte sobre a diferença de colocar ou não nossos serviços ou produtos na internet.

A Provokers em 2018 realizou uma pesquisa com o objetivo de entender o comportamento dos consumidores atuais, e o resultado, pasmem, foi o seguinte:

“96% dos brasileiros pesquisam online produtos e serviços antes de realizarem uma compra ou contratar um serviço.”

Com isso podemos afirmar que ou você está presente na internet ou praticamente não existe.

Se você oferece serviços ou produtos, você precisa de um site com design profissional, atraente, que de maior visibilidade e diferencie sua marca.

Aqui está o porquê:

O comportamento do consumidor mudou ao longo do tempo para se adaptar às novas tecnologias, e mudou para se adaptar à era digital.

Vou dar um exemplo: as Páginas Amarelas. O telefone era uma nova tecnologia no século passado e mudou a maneira como os consumidores faziam negócios.

À medida que mais e mais famílias começaram a usar a lista telefônica para encontrar produtos e serviços locais, os empresários perceberam que a publicidade nas páginas amarelas era uma aposta inteligente.

Essa publicidade era um procedimento operacional padrão para a maioria das empresas. Fazia todo o sentido – a maioria das famílias usava o diretório diariamente.

Então veio a rede mundial de computadores e uma nova interrupção no status quo comercial: a transformação digital.

À medida que mais e mais consumidores perceberam que podiam encontrar o que precisavam on-line de maneira mais rápida e eficaz do que uma lista telefônica, o comportamento mudou ao usar o diretório impresso.

Você tem visto alguma lista telefônica atualmente?

Abaixo listamos 10 motivos por que ter um site:

  • As pessoas podem te encontrar nas 24 horas do dia, 365 dias do ano;
  • Passa às pessoas uma imagem profissional, que se torna confiança e credibilidade;
  • É possível realizar uma estratégia de marketing mais eficiente, divulgando ainda mais as características do seu produto ou serviço;
  • As suas informações podem ser alteradas a qualquer momento – é mais fácil, econômico e rápido de alterar que o material impresso. As possibilidades são quase ilimitadas e permitem mais e melhor informação aos seus clientes;
  • Alcance novos mercados com uma audiência regional. A sua área de divulgação e trabalho passa a ter o potencial para ser visto por milhares de pessoas.
  • As pessoas podem utilizar formulários online para fazerem contato, pedido de orçamentos ou informações adicionais.
  • Recolher informações valiosas e cadastrar possíveis clientes para serem utilizados na hora de fazer promoção dos seus produtos e serviços;
  • Construir uma marca de valor pode levar muito tempo e demandar um grande esforço. Um site na internet pode encurtar um pouco este caminho.
  • Muitas pessoas pensam que manter um site na internet é caríssimo. Mas é justamente o contrário. Os investimentos são baixíssimos apresentando uma excelente relação custo x benefício, se comparado com qualquer mídia convencional, como televisão, jornais e rádio.
  • Um site bem feito e organizado passa a impressão de que a empresa é maior do que ela realmente é. Isso, naturalmente, gera credibilidade no mercado que já consagrou empresas bem maiores do que a sua.

Objeções comuns que os empresários fazem contra ter um site

Trabalhamos com pequenas empresas todos os dias e, quando se trata de não ter um site, ouvimos quase todas as desculpas do planeta – e todas elas são incrivelmente equivocadas.

Listei as objeções mais comuns abaixo e nossas respostas típicas.

OBJEÇÃO Nº 1: “MEU NEGÓCIO É MUITO PEQUENO, E NÃO TEM ORÇAMENTO PARA UM SITE”.

Essa é a objeção mais comum que ouvimos dos proprietários de pequenas empresas.

Seu site é seu ativo de marketing número um. Dizer que você não tem orçamento é o mesmo que dizer que não tem orçamento para uma licenças de funcionamento.

Tenha um site, ele não precisa ser caro e sofisticado, mas precisa existir e ser encontrado pelos mecanismos de pesquisa.

OBJEÇÃO 2: “JÁ TENHO NEGÓCIOS BASTANTE. NÃO PRECISO DE UM SITE”.

Mesmo se você tiver mais negócios do que pode lidar, precisará de um site, sem “se” ou “mais”. Pode ter certeza que seu concorrente ainda não tem um site, está planejando um.

OBJEÇÃO Nº 3: “NOSSOS CLIENTES NÃO SÃO GRANDES USUÁRIOS DE COMPUTADOR”.

Seus clientes não são “usuários de computador”? Isso é bobagem. É que “usuários de computador” não são apenas pessoas que usam computadores de mesa. Também inclui pessoas navegando em sites, mídias sociais e aplicativos em dispositivos móveis.

89% dos adultos usam a Internet em computadores, e 77% deles possuem um smartphone e, em 2016, o tráfego da Web móvel ultrapassou o tráfego da Web para computadores pela primeira vez.

OBJEÇÃO Nº 4: NÃO PRECISO DE UM WEBSITE PORQUE MEU RAMO DE NEGÓCIO NÃO PRECISA DE UM / NÃO SOU UM PRESTADOR DE SERVIÇO OU UMA EMPRESA ONLINE.

Este é um equívoco enorme que muitas pessoas têm. Só porque você não tem um ecommerce, não significa que não precisa de um website.

Os consumidores – até os compradores de empresa para empresa – ainda precisam encontrar você, aprender sobre você e confiar em você para comprar de você.

Quanto custa um website?

Um site pode custar de graça até milhares de Reais.

Não deixe que uma etiqueta de preço o impeça de criar um site. Se você está iniciando seu negócio, pelo menos obtenha um site básico que você possa aprimorar mais tarde quando tiver um fluxo de caixa melhor.

Aqui está o que entra no custo de um site:

Hospedagem – Este é o serviço ou empresa que fornece espaço na Internet para o seu site. Hoje em dia, esse valor está em média R$ 180,00 anuais.

Nome de domínio – é exibido como www.suaempresa.com.br e geralmente é um pagamento anual. Atualmente esse valor está em R$ 40,00.

Design – construção do site propriamente dito, quanto mais personalizado é o seu site, mais caro ele é.

Nós criamos sites profissionais a partir de R$ 497,00. Onde inclui o registro do domínio por um ano, a hospedagem do site por um ano e o design para um site institucional com até 5 páginas.

Entre em contato conosco para podermos falar sobre um projeto sem compromisso. 77 99855 7775. Ou clique no botão abaixo para conversar no WhatsApp.

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