Do ponto de vista da otimização do mecanismo de busca, o Post no WordPress é mais amigável ao SEO do que o Página. As páginas são para conteúdo estático, as postagens são conteúdo temporal que você deseja categorizar, marcar, arquivar. … No entanto, as páginas no WordPress também têm suas próprias vantagens.
Muitos usuários do WordPress podem ficar confusos entre qual é melhor para SEO no WordPress: post ou página.
Quando você é responsável por um site WordPress – atualizando-o, produzindo conteúdo, projetando ou desenvolvendo -, você encontra uma grande distinção: posts e páginas.
Qual é a diferença? Por que existe essa separação? Como usar os dois tipos de postagem? Isso importa para o site SEO?
Posts x Páginas, diferenças técnicas
No CMS WordPress, os posts e páginas são os dois principais tipos de publicações. Isso significa que eles não foram criados iguais. Tecnicamente, os posts e as páginas do WordPress diferem das seguintes maneiras:
Conteúdo estático versus dinâmico – por definição, as páginas são publicações pontuais estáticas, enquanto os posts são entradas cronologicamente listadas.
Data de publicação – A data de publicação é de extrema importância para os posts e elas são organizadas por ordem cronológica. Mas o tempo de publicação não importa para as páginas e é irrelevante para a organização das páginas no site.
Navegação no site x feeds de notícias – As páginas geralmente são incluídas no menu do site, enquanto as postagens são transmitidas na página do blog e em um feed RSS.
Taxonomia – apenas as postagens têm categorias e tags, as páginas não.
Hierarquia – Somente as páginas têm uma hierarquia – uma página pode ser “um pai” para outra.
Por que existem posts e páginas?
Provavelmente, a razão mais importante pela qual existem dois tipos principais de mensagens é o TIME: para informações, o tempo é de absoluta importância. É por isso que é bom ter conteúdo permanente no seu site e outro adicionado periodicamente.
Todo o resto vem como consequência e está relacionado à forma como você organiza o conteúdo de acordo com sua finalidade.
Outra explicação está relacionada à origem do WordPress como uma plataforma de blogs.
Nos blogs, você precisa postar notícias periodicamente e esse é o principal motivo para criar um blog.
Mesmo agora, quando o WordPress é usado para criar sites de todos os tipos e tamanhos, a primeira configuração do WordPress é se as home pages mostram uma página estática ou seus posts mais recentes.
Posts x Páginas no WordPress e SEO
Os mecanismos de pesquisa fazem a diferença entre páginas e postagens?
A resposta é muito simples: NÃO, eles não fazem distensão. Tudo é conteúdo para eles e o mesmo algoritmo de indexação se aplica aos dois tipos de publicação.
No entanto, existem outras considerações relacionadas à escolha entre páginas e postagens e, eventualmente, influenciam a classificação orgânica do site. Ao distribuir seu conteúdo entre os dois tipos, lembre-se de que:
Mecanismos como estrutura – Suas páginas devem ser bem organizadas em relação à hierarquia e menus, e você deve usar sitemaps.
Eles também gostam de taxonomia – ajuda a classificar o conteúdo em relação a tópicos e categorias semânticas. Portanto, a taxonomia das publicações deve ser bem escolhida e distribuída entre as páginas e postagens, com relação às palavras-chave nas quais você deseja classificar.
A experiência do usuário também é um fator importante – se os visitantes do seu site estão felizes, o Google está feliz e você terá uma classificação mais alta. A felicidade do usuário é medida por métricas de engajamento e conversão (como tempo no site, páginas por visita, taxa de rejeição etc.).
Portanto, se você não fizer distinção entre o uso de páginas e posts e aplicar as mesmas regras de SEO e conteúdo, poderá se sair bem no Google, mas e os visitantes do seu site?
Posts x páginas e senso comum
Se os mecanismos de pesquisa não se importam com o tipo de publicação que você usa, páginas ou posts, tudo se resume ao bom e velho senso comum.
Isso significa que você deve se concentrar no objetivo final de satisfazer os clientes e atender aos seus objetivos de negócios. E deixe que os algoritmos sigam isso.
Na verdade, essas são boas notícias – no que diz respeito às páginas e posts, todo editor é livre para escolher o tipo de publicação, sem que os mecanismos de pesquisa determinem as regras.
E isso é natural porque o Google está lá primeiro para servir as pessoas. O conteúdo deve ser criado para pessoas, não para o Google.
O algoritmo dos mecanismos deve imitar e oferecer suporte à maneira como as pessoas pesquisam informações e criadores de conteúdo sempre estarão seguros se seguirem o que as pessoas pensam.
Como criar conteúdo?
As páginas são o lugar para se gabar do que você faz, elas devem parecer mais um anúncio. Manchetes fortes, textos cativantes. É isso que os visitantes esperam.
Enquanto estiverem no seu blog, eles vão querer aprender algo por si mesmo. Os blogs são tradicionalmente considerados ferramentas de relações públicas.
Ao procurar uma solução para o problema deles, os visitantes acessam seu site. Eles lerão sobre a solução sugerida no blog, o que confirmará que você é um especialista no tópico e, em seguida, poderão acessar as páginas de serviço e solicitar ajuda.
É assim que o marketing de conteúdo funciona, em suma, você desenvolve seu conhecimento e destaque.
Quando usar um post e quando usar uma página no WordPress
Vamos imaginar que você tenha que criar seu site do zero. Tudo começa com a colocação na mesa de tudo o que você deseja publicar.
E, em seguida, resolver o que vai onde, dividindo o conteúdo entre páginas e posts, definindo taxonomias e criando menus.
Qual o objetivo principal do conteúdo?
As páginas devem incluir sua história principal – quem você é, o que faz e o que oferece. Eles são tão permanentes quanto um livro, em comparação com o caráter de jornal dos posts do blog.
Como você deseja que os usuários reajam?
Haverá tópicos e textos em seu site que você deseja que seus visitantes leiam na íntegra para que se lembre de você e sua empresa.
E haverá outro conteúdo com o qual você menos se importa. Além disso, existem certas ações que você deseja dos visitantes – curtir e compartilhar postagens ou se inscrever e se registrar como leads.
Você pode experimentar onde, no site, colocar os formulários de contato.
Eles podem ser mais permanentes como páginas ou relacionados a campanhas como posts.
O senso comum aqui sugere que os clientes compram por causa de quem você é e o que faz (conteúdo principal da página) e é atraído pela maneira como pensa e fala sobre isso (posts no blog).
Para páginas e posts, você deve ter uma estratégia diferente em relação ao tamanho, horário de atualização, palavras-chave escolhidas e construção de links.
Por exemplo, não há uma resposta única sobre o melhor tamanho de uma página ou post, portanto, você deve pensar primeiro na qualidade e no objetivo, não apenas na quantidade.
Posts x Páginas, mais algumas perguntas frequentes
Quantas posts e/ou páginas posso ter?
Não há limite. Apenas mantenha-os bem organizados, estruturados, categorizados e lógicos para o usuário.
O que são postagens fixas?
Como suas postagens são organizadas cronologicamente, você pode optar por destacar algumas delas para dar mais atenção. Quando marcados como fixos, os posts aparecem antes dos outros na página.
Como os portfólios estão relacionados a páginas e posts?
Os portfólios são algo permanente, portanto devem fazer parte do conteúdo estático (páginas).
O que é conteúdo de base? Devo usar apenas páginas para isso?
O conteúdo básico é o núcleo do seu site que você deseja que todos leiam, começando pelos mecanismos de pesquisa. São páginas ou posts que você identifica especialmente como o conteúdo mais importante.
Eles devem ser atualizados com frequência e classificados para as palavras-chave mais importantes.
Conclusão sobre qual é a melhor para SEO no WordPress Post ou página.
As diferenças entre os posts e as páginas no WordPress são originalmente técnicas e estão relacionadas à lógica e à finalidade, não ao SEO.
Posts e páginas têm atributos e funções diferentes, e a estrutura e a taxonomia são importantes para os mecanismos de pesquisa.
A escolha entre posts ou páginas também deve ser uma decisão de bom senso para satisfazer seus objetivos de comunicação, marketing e as expectativas do cliente.